.EB1 de Esqueiros - Vila Verde - Braga - Portugal Agrupamento de Escolas de Vila Verde
Pequenos Gestos, Grandes Sorrisos!!
.Pequenos Gestos, Grandes Sorrisos!!

Quarta-feira, 13 de Março de 2013
SeguraNet: Desafio 2 – Os nossos amigos e a Internet

Cuidado com os amigos virtuais!!

Nesta segunda atividade, os alunos foram convidados a criar uma história colaborativamente, partindo de uma curta secção inicial a partir da qual cada aluno da turma deu o seu contributo. A história foi construída com o apoio/recurso do computador.

 

Frase dada inicialmente aos alunos:

A Joana recebeu um computador novo no Natal! Todos os dias fala com os seus amigos pela internet.

Um dia fez um novo amigo pela internet que se chamava Daniel.

De manhã, quando ia tomar o pequeno-almoço contou aos pais o que se tinha passado naquela noite. Os pais disseram-lhe que o que tinha feito era muito perigoso. E recomendaram-lhe:

- Filha o que fizeste é muito perigoso, um dia podes vir a ter problemas na internet.

- Pai não te preocupes, ele é especialista em redes sociais e sabe muitas coisas sobre elas.

À noite, a Joana teve que falar com o Daniel sobre o que se estava a passar:

- Daniel, contei aos meus pais que fiz um novo amigo virtual na internet e eles ficaram muito chateados comigo. O meu pai disse-me que eu um dia posso vir a ter problemas, achas que isso é verdade?

– Sim é verdade, o teu pai tem toda a razão, sabes que nem sempre encontramos amigos de verdade na internet, podemos sempre encontrar um adulto maldoso que só usa a internet para fazer maldades.

A Joana ficou muito pensativa… mas lá no fundo, achava que com ela tudo era diferente. Talvez aquele amigo virtual não fosse maldoso.

O Daniel foi-lhe contando uma história que se tinha passado com uma amiga. Ela pensava que falava com um amigo da sua idade, porque tinham conversas sobre as coisas próprias da sua idade, sobre a escola, os testes que faziam, os ídolos da música e da televisão… mas na realidade era um adulto com ideias muito maldosas que queria fazer-lhe mal. Felizmente, ela contou tudo a tempo aos pais e toda a história foi descoberta.

A Joana ficou muito alerta com esta história e mesmo com algum receio de continuar a usar as redes sociais para conhecer novos amigos.

 Ao jantar, ela relatou aos pais a história que lhe tinha sido contada. Os pais, apesar de não perceberem muito das comunicações que eram possíveis fazer através da Internet, acabaram por dedicar o serão daquela noite a tentar ajudar a Joana a perceber que cuidados se devem ter.

Na verdade eles achavam que não era necessário ficarem zangados com a Joana ou proibi-la de conhecer novos amigos pela Internet. O melhor era mesmo, eles aprenderem mais.

Assim, com a ajuda da Joana foram investigar que cuidados ela devia ter. Entre os muitos conselhos que era possível ler, eles disseram-lhe que nunca devia contar pormenores da sua vida, dar os seus dados pessoais, contar os locais onde costumava estar, colocar fotografias pessoais na rede… assim ela ficava mais protegida. Para, além disso, aconselharam que por mais verdadeiro que um amigo virtual pudesse parecer, ela devia duvidar sempre... e não conversar com eles sobre tudo o que se passava.

A ajuda dos pais não ficou só por aquela noite. Eles ajudaram a Joana a construir o seu perfil e todas as informações dela eram muito gerais, tinha apenas o nome sem apelido e os seus gostos e não colocaram mais nada.

A Joana ficou bem mais descansada com aquela ajuda dos pais e prometeu não lhes esconder nada.

Os pais optaram por colocar o computador novo da Joana na sala, assim seria mais fácil perceberem o que ela estava a fazer.

A Joana passou a usar a sua rede social um pouco todos os dias, lia as suas mensagens, via as novidades e só aceitava pedidos de amizade depois de muito bem pensar, pedindo mesmo opinião aos mais velhos.

Os pedidos de amizade chegavam todos os dias, mas muito raramente aceitava. A Joana conversava com as suas amigas de turma e às vezes marcavam encontros virtuais no final das aulas em frente ao computador, para falar sobre o que tinha acontecido naquele dia ou trocar ideias sobre os trabalhos que tinham para fazer. Era muito divertido!

Frequentemente na escola os colegas gabavam-se de ter imensos amigos virtuais, aliás, eles competiam entre si para ver quem tinha mais, mas isso nunca foi importante para a Joana.

Às vezes quando chegava da escola, conversava um pouco com o seu amigo Daniel, contava como tinha sido o seu dia. Com o passar do tempo, a Joana parecia já conhecer muito bem aquele seu amigo virtual, mas nunca se atrevia a fazer-lhe muitas perguntas, pois na verdade também não queria que ele lhe fizesse o mesmo.

Depois de muito tempo de amizade virtual, a Joana acabou por esquecer todo o cuidado que teve no início. O Daniel era já considerado como um amigo real, ele fazia parte da sua vida e por isso, ela até sentia muita curiosidade em conhecê-lo pessoalmente.

De tudo aquilo que ela já conhecia dele e por todas as conversas que já tinham tido parecia-lhe impossível que ele fosse alguém perigoso. Aliás, ele próprio às vezes também mostrava que estava alerta, pois do outro lado também poderia estar afinal uma falsa Joana.

Apesar da curiosidade de um e de outro em se conhecerem, continuavam apenas como amigos virtuais, com a promessa de um dia se poderem conhecer pessoalmente… talvez nas próximas férias.

Assim aconteceu, nas férias de verão, combinaram encontrar-se. Como eram jovens, foram com as famílias.

A Joana e o Daniel conheceram-se pessoalmente no jardim da Vila, mas apesar de ser a primeira vez que se encontravam, eles sentiam que era apenas só mais uma das suas conversas, mas sem teclado à frente.

A Joana teve, no entanto, uma surpresa, pois não imaginava o seu amigo assim. Ele era um menino especial, andava de cadeira de rodas. Logo percebeu que ele nem sempre lhe tinha contado a verdade, pois para ela, ele era um menino que todos os dias se fartava de correr, jogar à bola, saltar e dançar tal como ele lhe contava.

A Joana, mesmo assim, ficou contente de o conhecer, por acaso as pequenas mentirinhas dele eram inofensivas. Ele apenas ía contando o que afinal gostaria de fazer, mas que na verdade não conseguia. Como ela não o via e não o conhecia, ele podia inventar o que quisesse.

Ele pediu-lhe desculpa e ela aceitou. Ela compreendeu e, aliás, prometeu que iriam continuar a comunicar como sempre. Mas no fundo o que se tinha passado levou-a a refletir muito mais.

Uma amizade pela internet pode ser saudável quando se têm os devidos cuidados. É importante não correr riscos nas redes sociais, pois hoje em dia, todos já ouviram falar, pelo menos uma vez, numa situação em que alguém finge nas redes sociais e se aproveita daqueles que não têm experiência.

Por isso meus amigos... Muito cuidado com as redes sociais!!

 

Sorrisos de Esqueiros, 13 de março de 2013

Alunos do 3º ano

(EB1 de Esqueiros, Vila Verde – Braga)

 



publicado por esqueirinhos às 21:58
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
|

1 comentário:
De Carmo a 21 de Março de 2013 às 12:55
Olá Esqueirinhos!
Já estava com saudades vossas!
A história está muito bonita. Aprendam com a Joana e tenham muito cuidado.
Beijinhos


Comentar post

.Sempre com muito ritmo, em cada dia!!!
.Quem são os "esqueirinhos"?
.Aqui os nossos MAIORES SORRISOS!!
Blog "esqueirinhos" destacado pelo SAPO DREN fez reportagem com "esqueirinhos" Reportagem DREN - Na Rota do Magalhães (PTE) Reportagem DREN - Dia Mundial da Criança WEBER WEBER WEBER CLEÓPATRA CARAVAGIO CARAVAGIO Blog ESQUEIRINHOS destacado nos BLOGS DO SAPO Blog ESQUEIRINHOS destacado nos BLOGS DO SAPO ........................
.OS NOSSOS VÍDEOS
Feirinha dos Sabores em Esqueiros .................................... Esqueiros vence CONCURSO ESCOLA + VERDE - A Câmara Municipal de Vila Verde atribuiu a estes meninos amigos do ambiente, este PRÉMIO FANTÁSTICO! Visita Parque Biológico de Gaia ........................................ Escola Mágica. Grande festa das "Olimpíadas do Saber", 20 de Junho no Pavilhão Municipal do Clube Atlântico da Madalena, Vila Nova de Gaia. .......................................... Alunos e Comunidade Local de Esqueiros fizeram passeio a Coimbra - Figueira da Foz! ......................................... A alegria do JORGE ROCHA na Figueira da Foz, um ESQUEIRINHO FELIZ! ........................................... Vídeo produzido para a elaboração da "WebQuest": "Uma Terra Encantada, num Planeta Feliz!!" .................................... Dia Mundial da Criança 2011 - Crianças que cuidam do PLANETA com muito AMOR! ....................................... O que é a Pegada Ecológica? Alunos recolheram, junto da comunidade local, opiniões sobre a Pegada Ecológica. ........................................ Dia da mãe em Esqueiros - Vila Verde - Juntos provámos ser amigos do ambiente! .......................................... VIVALDI, PRIMAVERA, ALLEGRO - Festa das flores! Vamos colorir o Planeta! ........................................... Que animal te faz lembrar o teu pai? (alunos 1º e 2º anos) ............................................. Animação do Carnaval na EB1 de Esqueiros ................................................ A lengalenga dos Esqueirinhos... (alunos 1º e 2º anos) "O que está..." O que está no ambiente? .............................................. Visita de estudo à Barragem da Caniçada. "energias renováveis " "energia eléctrica" "ambiente" ............................................... Canção da Valéria: Protege o Planeta!! ............................................... A CAPOEIRA está em FESTA! - EB1 Esqueiros (alunos 1º e 2º anos)
.Tags

. todas as tags

.esqueirinhos@sapo.pt
.Muito desporto deves fazer... o coração sempre a bater!!!
.Valéria vai à procura de muitos contos! Sigam-na!!
Vamos conhecer Vila Verde!!

Projeto da Escola 2012-13: “CRESCER COM O CONTO” 1º Período: “Contos em família”; 2º Período: “Contos na escola”; 3º Período: “Contos do mundo”.

.Sorrisos de todo o mundo
.Passinhos artísticos!
..................................... BLOGS EM DESTAQUE - SAPO
.Setembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Sorrisos recentes

. ... aqui fica o meu sorri...

. Feira do livro: Agrupamen...

. Semana Interconcelhia de ...

. Um conto partilhado

. SeguraNet: Desafio 2 – Os...

. Bispo Auxiliar de Braga v...

. Carnaval 2013 em Esqueiro...

. 1º EnCont®o de Reis 2013

. A nossa canção de reis pe...

. Festa de natal 2012 em Es...

. Dia de S. Martinho em Esq...

. História: “Felismina Cart...

. Ser criança... é acredita...

. As brincadeiras do 1º dia...

. Sorrisos de Esqueiros 201...

.Sorrisos guardados

. Setembro 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.Pesquisar sorrisos
 
.Sorrisos mágicos
.Sorrisos especiais

. Esqueirinhos... em destaq...

. Esqueirinhos destacado no...

. Vejam o que encontrei na ...

. Cleópatra comenta no blog...

. Conceição Alves comentou ...

. DREN faz reportagem com "...

. DREN faz reportagem com "...

. - Não gritem, dizia a pro...

. PORQUE HOJE É O DIA MUNDI...

. "esqueirinhos" distinguid...