.EB1 de Esqueiros - Vila Verde - Braga - Portugal Agrupamento de Escolas de Vila Verde
Pequenos Gestos, Grandes Sorrisos!!
.Pequenos Gestos, Grandes Sorrisos!!

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2009
O Pequeno Trevo - Somos Iguais, Diferentes

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Vou contar-vos uma história de um pequeno trevo que nasceu diferente… em vez de três folhas, tinha quatro e vivia muito triste… Como era diferente… todas as pessoas o olhavam com desprezo e ninguém queria ser seu amigo... Não tinha ninguém com quem brincar… até que um dia apareceu um menino que o abraçou COM PAIXÃO.

É uma história muito bonita que permite mostrar que todos somos iguais, embora diferentes. Diferentes no aspecto, mas iguais a necessitar de afectos.  Por isso, peço-te, não ignores quem é diferente de ti!

Faz como o menino, abraça quem é diferente, com muita Paixão!! 

                           Há certos gestos que não têm preço!!!

 

Em vez de três folhas,
Tinha quatro e um coração carente
Toda a gente olhava com desprezo,
Sem coragem para o encarar
Estava triste por não ter amigos,
Com quem brincar.

 

Somos iguais, diferentes. Não nos interessa, o aspecto. Queremos que o mundo inteiro, dê ao trevo muito afecto. Somos iguais, diferentes. Não nos interessa, o aspecto. Queremos que o mundo inteiro, dê ao trevo muito afecto.

 

O único amigo que lhe dava atenção
E carinho, era o vento.
Os outros que olhavam
Sem um gesto nem uma palavra,
Dói por dentro.
Mas um dia passou um menino
E abraçou o trevo com paixão,
certos gestos que não têm preço
"o dar a mão".

 

 Pequenos Gestos, Grandes Sorrisos


Vídeo musical integrado no DVD “O Pequeno Trevo”. Iniciativa de solidariedade com o objectivo de apoiar a APPC de Leiria e que teve a participação especial de João Portugal e Carlos Alberto Moniz.

 

Comentários:

À nossa família pareceu importante lembrar, neste dia, a linda história de Saint-Exupéry, "O Principezinho". Num momento da história diz-se: - "o que estou a ver é só o exterior... o mais importante é invisível". Vocês também acham isso? Será que é importante o aspecto? A cor da pele? O ter um problema físico?
O que realmente importa é o nosso interior, o tipo de meninos e meninas que somos. Se somos bons uns com os outros. Se temos a capacidade de respeitar as diferenças. Interessa é a nossa capacidade de dar aos outros, quer seja um sorriso, ou uma palavra bonita. O que importa é a nossa capacidade de dar a mão!
Abreijos

Margarida Graça e pais

 

Olá sorrisos, sabem eu quando andava a estudar tinha na minha turma uma menina que era cega, chamava-se Marinha, eu andei a estudar com ela durante 3 anos no 7º,8º e 9º. No principio metia-nos muita confusão estar nas aulas e ouvir a máquina de escrever, ela escrevia com símbolos, mas com o tempo fomo-nos habituando e começámos a entender que ela era exactamente como nós, conseguiu ser a melhor amiga de todos os alunos da turma, na ginástica quando corríamos dávamos-lhe a mão para ela correr também. Sabem aprendemos a lidar com a diferença que ela tinha e a gostar dela tal como ela era, mesmo sendo diferente conseguiu ser melhor do que nós. Ainda hoje me lembro dela com muito carinho, era uma pessoa muito especial. Beijinhos

Carla, mãe do César

 



publicado por esqueirinhos às 00:00
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
|

8 comentários:
De Irma do Egas a 3 de Dezembro de 2009 às 10:30
TEmos sempre de ajudar os outros.

:)


De Cidália a 3 de Dezembro de 2009 às 11:10
Olá Esqueirinhos,
acho muito importante que falem hoje deste tema e debatam sobre ele. É nosso dever encarar e aceitar todas as pessoas de igual forma, sabendo à partida que algumas precisam um pouco mais da nossa ajuda ...

Hoje também vou falar com os meus "meninos grandes" sobre isso ...

Beijos Sorridentes para todos ...


De João D. a 3 de Dezembro de 2009 às 21:24
Eu nunca desprezei uma criança deficiente.
Beijinhos.


De João D. a 3 de Dezembro de 2009 às 21:26
Ninguém deve descriminar ninguém
Beijinhos.


De Margarida Graça,mãe e pai a 3 de Dezembro de 2009 às 21:37
À nossa família pareceu importante lembrar, neste dia, a linda história de Saint-Exupéry, "O Principezinho". Num momento da história diz-se: - "o que estou a ver é só o exterior... o mais importante é invisível". Vocês também acham isso? Será que é importante o aspecto? A cor da pele? O ter um problema físico?
O que realmente importa é o nosso interior, o tipo de meninos e meninas que somos. Se somos bons uns com os outros. Se temos a capacidade de respeitar as diferenças. Interessa é a nossa capacidade de dar aos outros, quer seja um sorriso, ou uma palavra bonita. O que importa é a nossa capacidade de dar a mão!
Abreijos


De Juliana a 3 de Dezembro de 2009 às 22:27
Olá eu sei que hoje é o dia internacional da Deficiência e neste dia nunca se deve gozar com os meninos deficientes, mesmo que não seja o dia da deficiência.

Beijinhos e abracinhos para os meninos deficientes. E que fiquem muito felizes com os carinhos que as pessoas lhe dão.


De Carla a 6 de Dezembro de 2009 às 12:54
Olá sorrisos,sabem eu quando andava a estudar tinha na minha turma uma menina que era cega, chamava-se Marinha, eu andei a estudar com ela durante 3 anos 7º,8º e 9º, no principio metia-nos muita confusão estar nas aulas e ouvir a máquina de escrever,ela escrevia com simbolos, mas com o tempo fomos-nos habituando e começamos a entender que ela era exactamente como nós, conseguiu ser a melhor amiga de todos os alunos da turma, na ginastica quando corriamos davamos-lhe a mãopara ela correr tambem.
Sabem aprendemos a lidar com a diferença que ela tinha e a gostar dela tal como ela era, mesmo sendo diferente conseguiu ser melhor do que nós. Ainda hoje me lembro dela com muito carinho , era uma pessoa muito especial.
Beijinhos.


De Pai da Margarida a 9 de Dezembro de 2009 às 22:40
O que importa é...

- O que é que “estar preso” quer dizer?
- Vê-se logo que não és de cá - disse a raposa. - De que é que tu andas à procura?
- Ando à procura dos homens - disse o principezinho. - O que é que “estar preso” quer dizer?
- Os homens têm espingardas e passam o tempo a caçar - disse a raposa. - É uma grande maçada! E também fazem criação de galinhas! Aliás, na minha opinião, é a única coisa interessante que eles fazem. Andas à procura de galinhas?
- Não - disse o principezinho. - Ando à procura de amigos. O que é que “estar preso” quer dizer?
- É uma coisa que toda a gente esqueceu - disse a raposa. Quer dizer que se está ligado a alguém, que se criaram laços com alguém.
- Laços?
- Sim, laços - disse a raposa. - Ora vê: por enquanto, para mim, tu não és senão um rapazinho perfeitamente igual a outros cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto, para ti, eu não sou senão uma raposa igual a cem mil raposas. Mas, se tu me prenderes a ti, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E, para ti, eu também passo a ser única no mundo... (...)
A raposa calou-se e ficou a olhar muito tempo para o principezinho.
- Por favor ... Prende-me a ti! - acabou finalmente por dizer.
- Eu bem gostava - respondeu o principezinho - mas não tenho tempo. Tenho amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer...
- Só conhecemos as coisas que prendermos a nós - disse a raposa. - Os homens, agora, já não tem tempo para conhecer nada. Compram as coisas já feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não têm amigos. Se queres um amigo, prende-me a ti!
- E o que é preciso fazer? - perguntou o principezinho.
- É preciso ter muita paciência. Primeiro, sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim, em cima da relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não dizes nada. A linguagem é uma fonte de mal entendidos. Mas todos os dias te podes sentar um bocadinho mais perto...
O principezinho voltou no dia seguinte.
Era melhores teres vindo à mesma hora - disse a raposa. Se vieres, por exemplo, às quatro horas, às três, já eu começo a ser feliz. E quanto mais perto for da hora, mais feliz me sentirei. Às quatro em ponto hei-de estar toda agitada e inquieta: é o preço da felicidade!

Antoine de Saint-Exupéry, O principezinho.

Para se ser amigo temos que nos prender à outra pessoa? É verdade! Sabem o que significa este prender? Significa ter atitudes que nos aproximem. Só é amigo aquele que sabe respeitar! Só permito que alguém se prenda a mim se ela me souber respeitar, se isso não acontecer, vou ficando triste e vou-me afastando.. a distância será tanta que depois será impossível prender-me. É assim que se ganha ou perde um amigo!
Posso fazer uma proposta?
Usando este excerto do Principezinho fazerem um pequeno debate sobre a amizade e até vos deixo algumas questões:
- O que é ser amigo?
- O que é isso de respeitar?
- Quais devem ser os comportamentos para garantirem uma amizade?
- O que devo evitar para não deixar "fugir" um amigo?
- Será que por vezes não deixamos os nosso amigos tristes? Porque?

Abreijos!


Comentar post

.Sempre com muito ritmo, em cada dia!!!
.Quem são os "esqueirinhos"?
.Aqui os nossos MAIORES SORRISOS!!
Blog "esqueirinhos" destacado pelo SAPO DREN fez reportagem com "esqueirinhos" Reportagem DREN - Na Rota do Magalhães (PTE) Reportagem DREN - Dia Mundial da Criança WEBER WEBER WEBER CLEÓPATRA CARAVAGIO CARAVAGIO Blog ESQUEIRINHOS destacado nos BLOGS DO SAPO Blog ESQUEIRINHOS destacado nos BLOGS DO SAPO ........................
.OS NOSSOS VÍDEOS
Feirinha dos Sabores em Esqueiros .................................... Esqueiros vence CONCURSO ESCOLA + VERDE - A Câmara Municipal de Vila Verde atribuiu a estes meninos amigos do ambiente, este PRÉMIO FANTÁSTICO! Visita Parque Biológico de Gaia ........................................ Escola Mágica. Grande festa das "Olimpíadas do Saber", 20 de Junho no Pavilhão Municipal do Clube Atlântico da Madalena, Vila Nova de Gaia. .......................................... Alunos e Comunidade Local de Esqueiros fizeram passeio a Coimbra - Figueira da Foz! ......................................... A alegria do JORGE ROCHA na Figueira da Foz, um ESQUEIRINHO FELIZ! ........................................... Vídeo produzido para a elaboração da "WebQuest": "Uma Terra Encantada, num Planeta Feliz!!" .................................... Dia Mundial da Criança 2011 - Crianças que cuidam do PLANETA com muito AMOR! ....................................... O que é a Pegada Ecológica? Alunos recolheram, junto da comunidade local, opiniões sobre a Pegada Ecológica. ........................................ Dia da mãe em Esqueiros - Vila Verde - Juntos provámos ser amigos do ambiente! .......................................... VIVALDI, PRIMAVERA, ALLEGRO - Festa das flores! Vamos colorir o Planeta! ........................................... Que animal te faz lembrar o teu pai? (alunos 1º e 2º anos) ............................................. Animação do Carnaval na EB1 de Esqueiros ................................................ A lengalenga dos Esqueirinhos... (alunos 1º e 2º anos) "O que está..." O que está no ambiente? .............................................. Visita de estudo à Barragem da Caniçada. "energias renováveis " "energia eléctrica" "ambiente" ............................................... Canção da Valéria: Protege o Planeta!! ............................................... A CAPOEIRA está em FESTA! - EB1 Esqueiros (alunos 1º e 2º anos)
.Tags

. todas as tags

.esqueirinhos@sapo.pt
.Muito desporto deves fazer... o coração sempre a bater!!!
.Valéria vai à procura de muitos contos! Sigam-na!!
Vamos conhecer Vila Verde!!

Projeto da Escola 2012-13: “CRESCER COM O CONTO” 1º Período: “Contos em família”; 2º Período: “Contos na escola”; 3º Período: “Contos do mundo”.

.Sorrisos de todo o mundo
.Passinhos artísticos!
..................................... BLOGS EM DESTAQUE - SAPO
.Setembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Sorrisos recentes

. ... aqui fica o meu sorri...

. Feira do livro: Agrupamen...

. Semana Interconcelhia de ...

. Um conto partilhado

. SeguraNet: Desafio 2 – Os...

. Bispo Auxiliar de Braga v...

. Carnaval 2013 em Esqueiro...

. 1º EnCont®o de Reis 2013

. A nossa canção de reis pe...

. Festa de natal 2012 em Es...

. Dia de S. Martinho em Esq...

. História: “Felismina Cart...

. Ser criança... é acredita...

. As brincadeiras do 1º dia...

. Sorrisos de Esqueiros 201...

.Sorrisos guardados

. Setembro 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.Pesquisar sorrisos
 
.Sorrisos mágicos
.Sorrisos especiais

. Esqueirinhos... em destaq...

. Esqueirinhos destacado no...

. Vejam o que encontrei na ...

. Cleópatra comenta no blog...

. Conceição Alves comentou ...

. DREN faz reportagem com "...

. DREN faz reportagem com "...

. - Não gritem, dizia a pro...

. PORQUE HOJE É O DIA MUNDI...

. "esqueirinhos" distinguid...