.EB1 de Esqueiros - Vila Verde - Braga - Portugal Agrupamento de Escolas de Vila Verde

Pequenos Gestos, Grandes Sorrisos!!

.Pequenos Gestos, Grandes Sorrisos!!

Segunda-feira, 25 de Maio de 2009

DREN faz reportagem com "esqueirinhos"!!

No passado dia 21 de Maio, elementos do Gabinete de Inovação, Formação e Tecnologias, TVKTVê, da DREN - Direcção Regional de Educação do Norte estiveram na EB1 de Esqueiros, Vila Verde, a fim de fazerem uma reportagem, para divulgação e circulação, com intuitos pedagógicos. O uso das TIC e a sua importância nas actividades dentro e fora da sala de aula, nomeadamente a utilização do Magalhães, foi o motivo desta reportagem.

Os “esqueirinhos”, tal como foram chamados pela equipa DREN, receberam a equipa com muita alegria, cantado e batendo palmas ao ritmo da música de fundo do blog “esqueirinhos”, cativando logo quem chegava… (os dois elementos, a repórter e Câmara men, começaram a dançar, tal a alegria contagiante que encontraram neste ambiente escolar).

Sempre muito alegres, os “esqueirinhos” apresentaram o blog da escola aos elementos da DREN, mostrando simultaneamente as suas habilidades com o Magalhães.

No decorrer da aula foi notório o trabalho colaborativo entre os alunos, com ajudas mútuas. Os alunos não se fizeram rogados apesar de enfrentarem uma situação algo estranha ao seu dia a dia e com muita descontracção foi vê-los realizar os trabalhos que lhe eram propostos, finalizando cada tarefa com o seu arquivamento na respectiva pen drive. 

Na sequência desta reportagem, foram entrevistados alguns alunos na sala, incidindo as perguntas sobre a utilização do Magalhães e o seu reflexo nas actividades da escola.

Ao desafio das questões levantadas pelos adultos, os alunos prontamente referiam a empatia que o Magalhães provocou e o novo incentivo que daí resultou, pois assim são criados materiais para o blog: são feitos textos, fichas de trabalho, desenhos, pesquisas para realizarem trabalhos, são enviados os TPC à professora por e-mail, muitos dos quais para publicação no blog.

Paralelamente, referiram ainda os alunos, usam os programas existentes no Magalhães, como os jogos, muitos dos quais são educativos.

Complementando a reportagem, no final da tarde, filmaram as casas de três meninos, auscultando o impacto que tem o uso do Magalhães em casa a fazer os TPC.

 Nesta reportagem, os pais afirmaram que sentem os filhos mais envolvidos, mais dinâmicos... mais alegres. O recurso às novas tecnologias e toda a gama de ferramentas a elas associadas, como é o caso do Magalhães, faz com que elas possam colaborar/participar mais activamente no blog da escola. Referiram ainda que o blog promove o envolvimento parental, pois os pais acompanham as matérias, a vida da escola, daí resultando um maior envolvimento entre os pais e a escola. 

Como epílogo deste trabalho, quiseram ouvir a professora responsável, o que em jeito de entrevista, foi dito o seguinte:
O blog e as tic são ferramentas essenciais, ajudaram a mudar as minhas práticas pedagógicas. O blog tem sido encarado, de forma positiva, como mais uma ferramenta de trabalho, muito enriquecedora e amplamente participada pelos pais e alunos.

Os resultados têm vindo a superar as minhas expectativas, muito além do que eu esperava. Através desta metodologia de ensino, notamos que os alunos valorizam mais a escola, porque estão implicados directamente no processo. Sou uma mediadora das aprendizagens dos meus alunos.

O exemplo disso é quando constroem eles próprios os posts do blog. Eles planificam o caminho a seguir, de acordo com os seus interesses, é um aprender a aprender. Só com actividades significativas é que se constrói o conhecimento e esta, em minha opinião, pelos resultados que estamos a ter, é uma óptima actividade.

Friso. Pelos resultados já obtidos, estou convicta que estou no caminho certo. E muito temos para aprender e explorar, pois no que toca a novas tecnologias, como sabemos, ainda estamos na pré-história, portanto, vamos desbravando novos caminhos, para podermos alcançar outras metas. Estamos a abraçar esses desafios futuros.
Prof. Lai Cruz

 

Comentários:

Eu já ouvi falar da DREN.
Pensava que era uma senhora muito má que lá mandava e que não se interessava por mais nada, que não fosse fazer mal e arreliar os outros, nomeadamente professores.
O que vocês aqui contam deve ser outra senhora, a senhora DREN que gosta do vosso "trabalho" e achou que poderia ser interessante para outros meninos, para outros professores, para outras escolas MOSTRAR o que de tão maravilhoso vocês fazem na vossa escola.
Eu ando para vos perguntar uma coisa, mas tenho-me sentido pouco á vontade.
Se eu quiser visitar a vossa escola, posso fazê-lo? Ou isso contraria o vosso modo de trabalhar?
Vocês são os maiores!
Mesmo que não possa visitar-vos, em Esqueiros, todos os dias, aqui venho visitar-vos, no vosso Blog, que é o mais bonito de toda a blogooesfera.
Já conheço a Professora Lai, e muitos meninos, que, além do mais, escrevem muito bem!
Felicidades para todos e muita, muita mesmo, sorte para as vossas vidas.
Um vosso admirador,
JA
  Blog do nosso amigo JA

 

Como a Cleópatra resolveu  expressar-se sem ordem do imperador, César não poderia ficar atrás.
Irei mandar construir um enorme e belo obelisco, que perpetue esta grande escola, a sua professora e as brilhantes gotinhas que a compõem.

Fiquei completamente deslumbrado com as fotos , vi as de uma gotinha especial, que cada dia que passa está a tornar-se fonte de luz e alegria.

Parabéns a todos.
Sra. professora, terá um menir com distinção.

Júlio César

 

Que dia tão animado! É uma turminha 5 estrelas.A escolinha mais conhecida da blogosfera. Parabéns por este trabalho e pela partilha ao publico. Felicidades
Caetana -
Blog da nossa amiga Caetana

 

 

 

 Estamos na pág. da DREN - REPORTAGENS  (barra lateral)

 

          Aqui:   Na Rota do Magalhães (PTE)    e aqui    Dia Mundial da Criança

 

 

 

Adoramos: este dia especial!!!
publicado por esqueirinhos às 00:00
link do post | comentar | favorito
24 comentários:
De Juliana a 27 de Maio de 2009 às 10:12
A ultima menina sou eu!!!!!!!!!!!!!
De Juliana a 27 de Maio de 2009 às 10:18
A última menina deste poste sou eu!
A professora Laidinha disse que o computador Magalhães usa-se na escola e em casa. [: D]
De Meninos do 4ºano a 27 de Maio de 2009 às 10:23
Gostamos muito da visita da DREN .
Gostamos muito da reportagem e das perguntas. Tivemos muito prazer em receber os DRs . na nossa escola. Os DRs . foram muito simpáticos
De Cesar a 27 de Maio de 2009 às 19:21
Eu gostei muito de ser entrevistado , achei os senhores da DREN muito simpáticos . Um beijinho para eles e para todas as gotinhas e para a minha prof.Lai.
De Gabriel Graça a 27 de Maio de 2009 às 19:56
Eu gostei do dia em que fomos filmado pela DREN.
De Catarina 4 ano a 27 de Maio de 2009 às 21:37
No dia 21 de Maio uma equipa da DREN foi a minha escola fazer uma reportagem.
Eu e os meus amigos chegamos da cantina e começamos a ouvir á música dos esqueirinhos (Barbie Girl) mas quando a DREN entrou na minha sala começamos a bater palmas e a Dra. Conceição que era a senhora que veio entrevistar começou a dançar com as coisas na mão.
Também veio um Dr. Chamado Fernando para nós filmar.
Os Drs. Também viram o nosso blog e tiraram fotografias às nossas artes enquanto nós abríamos os Magalhães para começarmos a trabalhar.
Primeiro entrevistou o Gabriel, de seguida o Egas e depois o Daniel mas o Daniel não sabia uma coisa e a Prof. Lai tive de o ajudar, e não conseguia ver bem as letras porque eram muito pequeninas, mas o Gabriel e o Egas responderam muito bem.
Também entrevistou a prof. Lai que estava com medo de gaguejar mas esteve muito bem.
Depois foi para casa da Tita e depois ao café do César e de seguida a casa da Juliana para os entrevistar e também falaram com os pais.
Eu adorei este dia, porque também vamos aparecer na TV que te vê
De Beatiz 4º ano a 27 de Maio de 2009 às 21:40
No dia 21 de Maio a DREN veio á nossa escola fazer uma reportagem.
Nós colocamos a nossa musica dos “esqueirinhos” e estávamos a cantar e a bater palmas e quando os senhores entraram na sala ficaram surpreendidos connosco.
O senhor estava a preparar a máquina de filmar, e a senhora já tinha preparado o microfone, e enquanto estava a tirar fotografias às nossas artes na sala de aula.
Quando chegou a hora de os senhores fazerem a entrevista, nós estávamos todos contentes e ansiosos , o senhor perguntou ao Gabriel se queria ser o primeiro a ser entrevistado, e ele disse que sim.
A senhora fez várias perguntas e ele sempre a responder.
Ela fez perguntas a mais meninos, e foi a casa de três meninos.
Foi à minha casa, à da Juliana e à do César.
Neste dia conseguimos mostrar aos senhores da DREN como a nossa escola é especial, e como somos meninos que sabem fazer muitas coisas e como trabalhamos bem com o Magalhães.
Foi um dia muito alegre para nós porque vamos aparecer numa reportagem e os “esqueirinhos “ vão aparecer na tv que te vê.
De Gabriel 4º ano a 27 de Maio de 2009 às 21:43
No dia 21 de Maio de 2009 a DREN veio fazer uma reportagem à nossa escola.
Quando os senhores chegaram, nós estávamos a ouvir a música dos “esqueirinhos”( Barbie Girl), a bater palmas e a cantar e a doutora Conceição começou a dançar.
Todos abriram o Magalhães e começamos a fazer o trabalho que tínhamos de fazer.
De seguida a doutora Conceição perguntou-nos muitas coisas sobre o Magalhães: o que há no Magalhães, o que costumamos fazer nele e quais são as nossas coisas preferidas do Magalhães.
A doutora Conceição entrevistou 3 pessoas: a mim, ao Egas e ao Daniel. Ela perguntou-nos como nos chamávamos, o que costumamos fazer no Magalhães, quais são as nossas coisas preferidas do Magalhães, quantas vezes o usamos ao dia, etc.
Também entrevistou a Prof. Lai que estava com medo de gaguejar mas saiu-se muito bem.
A prof. Lai tirou muitas fotografias, mas elas ficaram todas mal!
No fim, os senhores foram filmar a casa da Juliana, da Tita e ao café do César.
Eu gostava que eles também tivessem ido filmar à minha casa.
Nós ficámos muito contentes por sermos filmados pela DREN.
De Inês 4º ano a 27 de Maio de 2009 às 21:48
No dia 21 de Maio a equipa da DREN veio à nossa escola, fazer uma reportagem.
Veio o Dr. Fernando e a Dra. Conceição. Ao entrarem estava a dar a música da do blog “esqueirinhos” (Barbie Girl), nós batíamos palmas e cantávamos, a Sra. Conceição começou a dançar com as coisas na mão.
Os senhores viram o nosso blog “ esqueirinhos” e adoraram.
Primeiro, todos abrirmos o Magalhães e começamos a trabalhar, e a Doutora entrevistou o Gabriel, perguntou se gostava do Magalhães, que trabalhos é que fazia no Magalhães, que jogos é que gostava mais de jogar, etc. Também entrevistou ao Egas e ao Daniel.
Os senhores também foram á casa da Tita, Juliana e á do César.
Aquele dia foi muito fixe, e vamos começar a ser ainda mais famosos.
De Alexandra 4º ano a 27 de Maio de 2009 às 21:51
No dia 21 de Maio a DREN veio à nossa escola fazer uma reportagem.
Ás 2 h da tarde a Dra. Conceição e o Dr. Fernando entraram na sala e ficaram surpreendidos porque estávamos a cantar e a bater palmas ao ritmo da música do blog “esqueirinhos”.
A Dra. Conceição estava a preparar o microfone e o Dr. Fernando estava a preparar a câmara para começar a reportagem a alguns meninos.
Os meninos entrevistados foram o Gabriel, o Egas e o Daniel.
A Dra. Conceição fez várias perguntas aos três, mas quando chegou a vez do Daniel a Dra. Conceição pediu-lhe para mostrar como se passava para a pen documentos e quando chegou a vez de responder ele não sabia.
Quando acabaram de entrevistar os três meninos entrevistaram a Prof. Lai e ela tinha um receio de não conseguir dizer nada mas conseguiu-se sair-se bem.
No fim o Dr. Fernando filmou os alunos todos a trabalhar no Magalhães a fazer uma ficha de língua portuguesa sobre a Valéria.
Depois seguiram para a casa dos três meninos para os entrevistar.
Foi um dia muito divertido e excitante para mim e para todos, até para a Prof. Lai.

Comentar post

.Sempre com muita alegria, em cada dia!!!

.Quem são os "esqueirinhos"?

.Tags

. todas as tags

.esqueirinhos@sapo.pt

.Muito desporto deves fazer... o coração sempre a bater!!!

.Crescer saudável é com a Valéria!! Sigam-na!

- 1º Período - Eu e o meu corpo; - 2º Período - Eu e os hábitos saudáveis; - 3º Período - Eu, os outros e o Ambiente. "

.Passinhos artísticos!

.Setembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Sorrisos recentes

. ... aqui fica o meu sorri...

. Feira do livro: Agrupamen...

. Semana Interconcelhia de ...

. Um conto partilhado

. SeguraNet: Desafio 2 – Os...

. Bispo Auxiliar de Braga v...

. Carnaval 2013 em Esqueiro...

. 1º EnCont®o de Reis 2013

. A nossa canção de reis pe...

. Festa de natal 2012 em Es...

. Dia de S. Martinho em Esq...

. História: “Felismina Cart...

. Ser criança... é acredita...

. As brincadeiras do 1º dia...

. Sorrisos de Esqueiros 201...

.Sorrisos guardados

. Setembro 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.Pesquisar sorrisos

 

.Sorrisos mágicos

.Sorrisos especiais

. Esqueirinhos... em destaq...

. Esqueirinhos destacado no...

. Vejam o que encontrei na ...

. Cleópatra comenta no blog...

. Conceição Alves comentou ...

. DREN faz reportagem com "...

. DREN faz reportagem com "...

. - Não gritem, dizia a pro...

. PORQUE HOJE É O DIA MUNDI...

. "esqueirinhos" distinguid...